Cooperativa Recicla Cajazeiras reciclou mais de 50 toneladas de resíduos em dois meses

Esse e outros dados foram apresentados à SEMA em reunião que contou também com a participação de pastores evangélicos locais que estão interessados em conhecer e divulgar o Projeto

img
#ColetaSeletiva POR ALAN SOUSA 17 DE AGOSTO DE 2023

Na manhã do dia 17 de agosto de 2023, na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente de Cajazeiras, membros do Instituto Recicleiros e da Cooperativa Recicla Cajazeiras realizaram prestação de contas da coleta seletiva municipal, referente aos meses de junho e julho de 2023, para a SEMA e pastores evangélicos de Cajazeiras que estão interessados em conhecer e divulgar o serviço de Coleta Seletiva do Município. Também foram apresentados dados globais do Projeto.

No mês de junho de 2023, foram reciclados 23.784,70kg de resíduos. Por sua vez, no mês de julho de 2023, o montante reciclado foi de 26.590kg. No total, foram recicladas mais de 50 toneladas de materiais.

De dezembro de 2021, mês de início da Coleta Seletiva em Cajazeiras, até julho de 2023, perfazem um total de 20 meses. Neste período, a Cooperativa vendeu 247.769kg de materiais reciclados, obtendo um montante de R$ 100.471,09 com tais vendas. Neste mesmo intervalo de tempo, o Instituto Recleiros já investiu mais de 2 milhões e meio de reais na Cooperativa Recicla Cajazeiras.

Os números dos meses de junho e julho de 2023 são muito bons porque mostram uma evolução na coleta dos materiais, significando de forma objetiva que mais de 50 toneladas de resíduos deixaram de ir para o lixão de Cajazeiras. Contudo, a Cooperativa tem capacidade de fazer resultados ainda melhores, tendo em vista que a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Cajazeiras tem capacidade para processar 200 toneladas de resíduos por mês.

Pelo exposto, a Coleta Seletiva deve ser ampliada no Município, de modo que a Cooperativa consiga se manter somente com os seus rendimentos e o Município de Cajazeiras consiga destinar de forma correta o máximo possível dos resíduos gerados, fazendo com que esse diminua gastos e contibua de forma direta e significativa para um ambiente ecologicamente sustentável.

Visando ampliar a divulgação do Projeto, a SEMA convidou pastores evangélicos do Conselho de Pastores Evangélicos de Cajazeiras (COPEC) para participar da referida prestação de contas, estando presentes os Pastores Idenildo de Sá da Igreja Congregacional União, que é inclusive o Presidente do COPEC; Fagner Pinheiro e Lindomar Vital, ambos da Igreja Batista do povo, sendo o primeiro da Igreja localizada no Centro e o segundo da congregação do bairro Capoeiras.

Na oportunidade, os pastores conheceram como funciona a Coleta Seletiva em Cajazeiras e se comprometeram a incentivar os fiéis de suas Igrejas à separar os seus resíduos e fazer a destinação correta destes. Também ficou acertado que em breve os membros do COPEC irão visitar a UPMR de Cajazeiras para conhecer na prática o trabalho da cooperativa Recicla Cajazeiras.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito